III Encontro Nacional de Estudos em Funcionalismo Linguístico
III Encontro Nacional de Estudos em Funcionalismo Linguístico
O Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF) e o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA) se sentem honrados em convidar a comunidade acadêmica para participar do III Encontro Nacional de Estudos em Funcionalismo Linguístico, evento online e gratuito, que ocorrerá nos dias 22 a 24 de março de 2021, com objetivo de proporcionar um espaço de diálogo entre professores, pesquisadores e estudantes interessados na descrição, análise e ensino de língua, orientadas no Funcionalismo linguístico.
Para mais informações, acesse: www.estudosfuncionalistas.com
Revista de Letras da UFC - Edição especial sobre Funcionalismo
II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico - 1° dia
No dia 06 de fevereiro, um grande número de estudantes e professores teve a oportunidade de prestigiar a abertura do II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico. O evento aconteceu na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em Redenção (CE). Duas mesas-redondas foram promovidas, a primeira foi mediada pelo Prof. Dr. Cássio Florêncio Rubio (UNILAB), e contou com a participação dos seguintes palestrantes: Prof. Dr. Pedro Henrique Lima Praxedes Filho (UECE); Profa. Dra. Nadja Paulino Pessoa (UFC/DLE/PPGL) e Prof. Dr. Fábio Fernandes Torres (UNILAB). O tema geral abordado foi "Funcionalismo: descrição, análise e ensino", já na segunda mesa-redonda o foco foi destinado ao discurso e a cognição dentro da teoria funcionalista.
II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico - 2° dia
No segundo dia do II Encontro de Estudos em Funcionalismo Linguístico (07/02), foram realizados dois simpósios temáticos voltados para a discussão da relação entre Funcionalismo e Discurso. Estudantes da UFC e membros do grupo GEF marcaram presença, dentre eles citamos alguns na tabela abaixo. Por fim, na Conferência de Encerramento, a Profa. Dra. Maria Angélica Furtado da Cunha (UFRN/PPGEL) apresentou um estudo relativo à Linguística Funcional e o ensino de gramática.